PRÉ-PROJETO
CONSCIÊNCIA HUMANA 2015
IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE
Título: Teatro
Área: Região Nordeste
Segmento: Peça sobre o cangaço e o bando de
lampião, atando o contexto histórico e realçando o ambiente do sertão
nordestino.
Local de Realização da Atividade: Pátio
Data de Realização:
Tempo de Realização: 20 minutos
IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE
Equipe: Vermelha
Grupo de Apresentação: Teatro - Arte
Representante
do Grupo: Bruna Araújo. nº 10. Série: 2º A
Membros do Grupo:
Andressa da Silva. N° 05 – 2ºA
Pedro Henrique. N° 37 – 2ºA
Victor Romero. Nº 43 – 3° B
SINOPSE
Teatro narrado em poemas que apresenta a vida e o
romance de Lampião e Maria Bonita, e o contexto histórico do bando do cangaço
nordestino.
OBJETIVO(S)
Queremos através da peça, apresentar aos alunos um
pouco da cultura nordestina mostrar a vida no sertão e ensinar a história de
Lampião e Maria Bonita, que são duas figuras importantes não somente no
nordeste mas para a cultura nacional.
JUSTIFICATIVA
Iniciamos esse projeto para tentar mudar a visão
dos alunos referente ao povo nordestino, informar de um modo dinâmico e
interativo o contexto histórico do nordeste e incentivar os estudantes a
conhecer da história do nosso país, e entenderem a cultura nordestina.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto vai ser
um teatro, com cenário fixo que contém cactos de papelão, galhos secos e um
lençol de terra (técnica para mudar aspecto do pano). Em uma cena específica
utilizaremos dois tacos de madeira e uma bandeja com copos para retratar uma
das principais cenas. Os figurinos serão basicamente camisetas cinza e marrom.
Com apenas um microfone para os narradores e uma caixa de som para os efeitos,
tnt cinza e marrom para ilustrar as cenas.
BENEFÍCIOS A SEREM PRODUZIDOS A PARTIR DA
REALIZAÇÃO DO PROJETO
Fazer os alunos terem uma ideia diferente sobre o
povo nordestino, mostra-los o respeito e todos aspectos positivos em relação ao
nordeste, e assim mostra para eles uma cultura diferente mesmo sendo do mesmo
país.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
1 – Adaptar o roteiro.
2 – Escolher os atores.
3 – Definir os figurinos e cenário.
4 – Definir quem vai cuidar do cenário.
5 – Definir o lugar da apresentação.
6 – Definir o sons.
7 – Ensaiar.
LEVANTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
12 Camisas brancas (velhas ou manchadas) – pelo grupo
1 Lençol (velho) – pelo grupo.
3 Papelões – pelo
grupo.
1 bandeja – pelo
grupo.
Flores de plástico – pelo grupo.
Papel vermelho – pela escola.
E.V.A – pela
escola.
Cola quente – pelo
grupo.
Corante de roupa preto – pelo grupo.
Galhos Secos – pelo
grupo.
2 copos – pelo
grupo.
1 microfone – pela
escola.
1 caixa de som – pela escola.
Postado por: Equipe Blog
Vanessa Silva Albuquerque N°43 2°A
Janainah de Oliveira Monteiro N°16 3°B
Janainah de Oliveira Monteiro N°16 3°B
Larissa Rhouse S. Silva N°25 3°B
Mariane de Sousa Batista N°32 3°B
Guilherme Rinaldi N°20 3°G
Milena Oliveira Santana N°37 3°G
Nathalia Emilly S. de Paula N°40 3°G
Wille Caian N°45 3°G
Postar um comentário