GuidePedia

0
Detentor de expressivo acervo da memória audiovisual do Estado, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), criado e implementado pela Secretaria da Cultura (Secult), desenvolve uma diversidade de atividades museológicas: ensino, pesquisa, antropologia cultural, cultura popular e expressões audiovisuais. Além do acervo disponibilizado ao usuário, o MIS possui biblioteca especializada (em fase de reorganização), sala de projeção multimídia e espaços expositivos.


O museu fica numa casinha charmosa com jardins e flores e na entrada, dois leões de porcelana do início do século XX que vieram da cidade de Porto, Portugal (estas peças são a marca registrada deste prédio histórico que hoje abriga o MIS-CE). No início dos anos 80 quando o Museu deixou de ser do Departamento de Patrimônio de Bibliografia e passou a ser do Departamento de Audiovisuais, seu acervo foi ampliado e além de fotos, cromos, fitas com áudios gravados e documentos, recebeu uma enorme coleção de filmes da TV Educativa. Além de uma viagem, um banho de cultura popular


O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, é responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado. Inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Após alguns anos, deixa o antigo Departamento de Patrimônio de Bibliografia, passando a pertencer ao Departamento deAudiovisual.

O Museu foi re-estruturado no dia 7 de agosto de 1996 em sua atual sede, situada na Avenida Barão de Studart, 410, um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza. A casa que hoje abriga o MIS-CE foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951 que, por determinação do Governador Virgílio Távora, em 1963, passou a ser residência oficial e sede do Governo do Estado, função que ocupou até 1971. Desapropriada pelo Governo Estadual, foi feita sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até 1990.

Atualmente o acervo do MIS-CE é estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais.

LOCALIDADE:
Av. Barão de Studart, 410, Aldeota, Fortaleza - Cep: 60120-000 - Fone: (85) 3264-2462



HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
Segunda a Sexta: 09:00 às 12:00 h e das 14:00 às 18:00 h

PREÇO DA ENTRADA:
Exposições | R$ 6 e R$ 3 (meia)
Às terças o ingresso para as exposições é gratuito

BLOG:


Equipe do Blog

Postar um comentário

 
Top