GuidePedia

0


Ao levantarmos o tema Gravidez na Adolescência, nos deparamos o quão a sociedade continua empacada no mesmo ponto precário de opiniões e soluções para um tema polêmico como este. A prova disto são os índices de jovens de 10 a 19 anos que carregam um filho em seu ventre e o peso de uma responsabilidade que até então, seria para adultos.

Com base em gráficos, os índices apresentados são elevados, porém, sempre tem uma região que se destaca. Nesse caso, a região com maior índice é o nordeste, que como se pode ver no gráfico abaixo é a com o maior numero de adolescentes gravidas no ano de 2007. 


Após analisarmos o gráfico acima, nos topamos com uma incógnita: Como é possível um valor tão alto em pleno seculo XXI sendo que estamos rodeados de informações,campanhas e distribuição gratuita de preservativos em postos de saúdes? 

A resposta é simples: vivemos em uma sociedade que fecha os olhos para seus problemas, na qual, a maioria dos pais, escolas e o próprio governo, trata tal assunto como tabu ou apresentam um certo receio de simplesmente mencionar o assunto.

A falta de informação, leva os jovens muitas vezes a achar que isso só acontece com outras pessoas e nunca ira acontecer com eles. O que é um erro, já que o sexo sem proteção pode resultar em gravidez ou em doenças graves sem cura.

Essa falta de informação desencadeia o aumento de crianças que praticam isso antes mesmo de saber o que é;não tendo ideia das possíveis consequências e "surpresas" que podem surgir mais para frente. 


Em suma, grande parte das adolescentes que engravidam antes mesmo de completar a escola, tende a abandonar os estudos para cuidar de seu filho ou até mesmo trabalhar, em caso de abandono de seus pais. 




Com isso, fica notável, o quão importante é a conscientização sobre o tema, independente de qual seja sua região,aquisição financeira e estrutura familiar. Pois assim, os jovens podem completar o seus estudos e adquirir mais conhecimento e responsabilidade, tendo em vista que criança não é brinquedo de criança.

Postar um comentário

 
Top